O website foi concebido e implementado por JB – Consultoria TI e é gerido por João Correia Vieira.
É um dos fundadores da Página (18 de Abril de 2018) e do Grupo (7 de Setembro de 2018) da comunidade Moçambique para Memória Futura (MpMF) no Facebook. Administra e modera esta comunidade nas redes sociais, aderindo aos princípios e valores e focando-se nos objetivos definidos na Missão dos fundadores da comunidade.
Bio

João Correia Vieira nasceu em Lourenço Marques em 1957. Completou o curso complementar dos liceus (7º ano) em 1975, no Liceu Salazar.
Mais tarde, entre Fev/1977 e Set/1979 obteve um bacharelato (BSc) em Ciências Computacionais na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo.
Na década de 90 frequentou a Universidade Aberta (Lisboa) para obter algumas equivalências.
Entre Set/2016 e Jul/2018 frequentou um mestrado – pós Bolonha – em Informação e Sistemas Empresariais no Instituto Superior Técnico (falta-lhe defender a tese para ser Mestre!).
Tirou vários cursos de formação profissional – programação, bases de dados, tecnologias Microsoft, Oracle, IBM, Linux e Open Source, construção de sites, marketing e negócio na web, gestão de projectos waterfall e Agile.
Acredita na aprendizagem ao longo da vida, em experimentar e explorar novidades tecnológicas (por exemplo, tecnologias mobile e serviços na cloud) que estão à distância de um dedo num portátil.
Iniciou a actividade profissional na África do Sul em Departamentos de Processamento de Dados na área das Operações em várias organizações: Barclay’s Bank, Trust Bank, Barlow Rand, Premier Milling Group ou A.C. Nielsen.
No Reino Unido, onde chegou em Março de 1985, trabalhou também em Operações em Manchester, em empresas como J. D. Williams, Sony Pty Ltd ou Next, e exerceu como ‘deputy ops manager’ nas Operações da Pirelli Pty Ltd, em Burton-upon-Trent.
Desde Março de 1988 a residir em Portugal, foi analista de projecto de aquisição de sistemas informáticos para a Somafel ainda neste ano. A partir de 1989 e até 1997, foi quadro da Centralcer E.P., exercendo como programador Data General AOS/VS, analista de mercado (cervejas, refrigerantes e águas) e assessor informático da Área Comercial.
Começou em consultoria de aplicações de sistemas de informação em 1998, a fazer manutenção a aplicações de seguros na Companhia de Seguros Tranquilidade. Seguiu-se em 2000 o projecto da aplicação bancária de contas a prazo e poupança reforma para o BES, em Carnaxide, cerca de três anos como analista funcional e técnico, programador e auditor.
Em 2004 entrou pela Siemens SIS na DGITA (hoje integrada na AT) como consultor, analista e gestor técnico de projecto, na reformulação da aplicação aduaneira STADA e do DAU (documento aduaneiro único) de importação de bens no espaço Schengen. Foram cerca de quatro anos de trabalho intenso na gestão técnica de equipas, análise, programação, testes e actividades complementares.
Seguiram-se missões curtas no IFAP, no SUCH e na Onsite com prevalência de trabalho de manutenção a sistemas em servidores distribuídos com tecnologia Oracle e depois no Santader/ISBAN como analista para eliminação de anomalias em alguns sistemas bancários em plataforma mainframe IBM.
Em 2009 transitou para a ACSS onde irá permanecer até 2020, exercendo como líder SCRUM e depois como ‘product owner’, velando pelos interesses estratégicos informáticos do SNS e dos hospitais públicos, através da gestão AGILE de vários sistemas de saúde a correr em servidores, software e tecnologias Oracle.
Em 2021 regressou durante alguns meses às plataformas legadas IBM, aproveitando uma oportunidade para assumir o cargo de engenheiro sénior de software em regime de nearshore num sistema bancário do Le Credit Lyonnais (LCL) pela Cap Gemini, onde se manteve nesse ano.
Em 2022 agarrou a oportunidade numa tecnológica do Norte, sediada em Gaia, aplicando na gestão de projetos os conhecimentos e a experiência adquiridos em várias certificações e funções anteriores. Integrou equipas como gestor de projetos na Forestis (Porto), Transportes Intermodais do Porto (TIP), Instituto Politécnico do Porto, Entidade Reguladora da Saúde Norte e um quinto projeto, em parceria com equipas de Angola, de reconfiguração e reestruturação dos sistemas informáticos de gestão da exploração numa operadora de telecomunicações angolana.
Aveiro, 08 de Abril de 2024



